Siga-nos nas redes sociais

Efectue um pedido de assistência (PAT) Efectue pedido de acesso remoto (Apenas Clientes)

Destaques da 10ª Tertúlia Samsys

Mais de 60 participantes deixaram o final de tarde do dia 18 livre para participarem na 10 ª Tertúlia e debateram com Pedro Rebelo e Isabel Lima, oradores convidados, os Desafios da Contratação.

10ª Tertúlia

Samuel Soares desempenhou um papel que está habituado, o de moderador, e conduziu o debate durante uma hora e meia. Concluídas as apresentações, de Pedro Rebelo, Isabel Lima e da Samsys, os oradores foram convidados a responder a algumas questões.

Perguntas sobre um tema que exige criatividade e constante revisão de práticas para que estejamos enquadrados com o mercado.

10ª Tertúlia

“Acreditamos que as pessoas são bem mais do que um CV. Pessoas são personalidades compatíveis com outras personalidades diferentes, que se complementam e que atribuem valor acrescido à organização.” Samuel Soares

Durante uma hora e meia os nossos oradores responderam às questões dos participantes e de Samuel Soares. Como atrair talentos para a vaga que tenho na minha empresa, o que deve conter um anúncio de trabalho, vantagens e desvantagens do processo de seleção de pessoas por parte das empresas de Recursos Humanos, como conduzir uma entrevista de trabalho e a importância dos softwares de gestão de recursos humanos nos dias de hoje. Contacte-nos. A Samsys pode ajudar a sua empresa a fazer a gestão dos seus recursos humanos.

De que falaram os oradores

10ª Tertúlia

Para Isabel Lima, nós, a empresa, só escolhemos quem nos escolhe a nós. “A empresa tem de definir o que pode realmente oferecer às pessoas” e para a oradora as boas práticas de recrutamento equivalem à Million Dollar Question. Falou-nos da geração millennial, “A nova geração não quer só estar satisfeita, quer ser feliz e possuir uma harmonia entre a vida pessoal e profissional. Deseja alcançar a ascensão rápida, fazer e experimentar novas coisas.”

Pedro Rebelo, garante se não houver valor criado pela marca é o mesmo que não ter marca e afirmou que “Grande parte das empresas RH de Portugal são fábricas de CV’s”, o que gerou agitação na audiência e supresa por parte de Isabel Lima, que não concordou. Pedro garante que temos de começar a pensar diferente no processo de entrevista. “Eu vou ao google e encontro 7 dicas como me sair bem numa entrevista. Serei eu, essa pessoa que mostro ser numa entrevista de 15 minutos?”. Parte do novo processo advém de uma selecção de candidatos pelo Linkedin, Twitter e Instagram. Para o orador convidado, tudo está ligado e conseguimos saber mais sobre uma pessoa pelas suas redes.

 

Não houve tempo para mais na 10ª Tertúlia

A participação da plateia fez-se notar. Nuno Moreira, refere que Portugal posiciona-se mal na questão dos anúncios de empregos. “Em Portugal temos a oferta de emprego de Técnicos de Marketing com equivalências surreais. Em Inglaterra temos ofertas para Vice Presidente de Marketing, Operador de Marketing, Executivo de Marketing com remunerações compatíveis e reais de acordo com a experiência. Ofertas de emprego reais.”

Vítor Gomes, um dos participante, questionou ainda a opção das novas tecnologias e qual a veracidade dos algoritmos que dizem que tipo de pessoa devo contratar através de uma base de dados de CVs.
Isabel, defendeu os seus ideais de convicta do que transmitia:

“Os algoritmos não transmitem a emoção de um candidato, a sua credibilidade, histórias de vida e raciocínio perante adversidades.”

A sua agenda estava preenchida e não conseguiu marcar presença? Quer saber mais sobre a 10ª edição Tertúlia? Reveja a nossa transmissão em directo:

 

Não perca os próximos eventos organizados pela Samsys (inscrições gratuitas, mas obrigatórias):

Webinar PHC XL – 25 outubro 2017

DDC 2018 – 06 junho 2018

 


As tertúlias Samsys
As Tertúlias Samsys começaram em dezembro de 2012 com o mote geral: “Sozinho vais mais depressa. Juntos vamos mais Longe!“. São um espaço de partilha de experiências empresariais. Sempre com o objetivo de permitir a todos os participantes trocar opiniões sobre a sua realidade.

A segunda tertúlia realizou-se em março de 2013 com o tema “Liderança e integridade perante condições de stress“. A terceira tertúlia aconteceu em março de 2014 sob o tema “Todas as Empresas têm uma cultura”, e a 4ª tertúlia em dezembro de 2014 sobre “Tradição, inovação e internacionalização“. A 5.ª tertúlia, sob o tema “O Desafio da Sucessão nas PME de origem Familiar”, aconteceu em março de 2015, e a 6ª tertúlia em novembro de 2015 sobre “O Desafio dos Recebimentos”. A 7ª tertúlia realizou-se em março 2016 com o tema “Como usar os incentivos do Portugal 2020 para alavancar o seu negócio“. Já a 8ª tertúlia aconteceu em outubro de 2016 e discutiu o Marketing Digital. Desafios na coordenação de Equipas de Vendas foi, o objeto da 9ª Tertúlia Samsys que se realizou no dia 22 de março de 2017. 90 participantes trocaram diferentes ideias com Paulo Ferreira e José Augusto Nunes Carneiro, os oradores convidados.

por: Samsys Portugal