Siga-nos nas redes sociais

Efectue um pedido de assistência (PAT) Efectue pedido de acesso remoto (Apenas Clientes)

Samuel Soares em Entrevista no Programa “AMA ConVida”

No final do mês de maio, Samuel Soares, Diretor Executivo da Samsys, esteve à conversa com Liz Silva, Diretor da AMA Empresarial, em direto para a Rádio Terra Nova, em Aveiro. Tratou-se de uma conversa informal, que levou ao Programa“AMA ConVida” assuntos bastante importantes e pertinentes acima da mesa, a partir do enquadramento de “o que faz a Samsys” e de algumas das suas práticas.

A participação do Samuel Soares em eventos da AMA Empresarial tem vindo a ocorrer com alguma regularidade, como no último, AMA Viseu, onde partilhou a sua visão sobre o conceito de “Comunicação” e de “Liderança“. Foi neste contexto que surgiu o pretexto de falar um pouco sobre o caso Samsys.

Programa"AMA ConVida"

Programa “AMA ConVida”

Apresentações

A entrevista no “AMA ConVida” começou pela apresentação do Samuel, feita pelo próprio! Confira o que disse o Diretor da Empresa sobre o seu próprio perfil enquanto pessoa e Empresário.

AMA ConVida: E quem é o Samuel?

Samuel: O Samuel é, acima de tudo, um pai, um marido, um empresário, um amigo, um cidadão, um Ser Humano que se esforça e que tem como propósito crescer e melhorar todos os dias. (…) Adoro descobrir coisas novas, conhecer pessoas, locais, provar novos pratos gastronómicos, vinhos, sabores e sou apaixonado pelo que faço.

AMA ConVida: …que já é meio caminho andado para o sucesso e para a felicidade pessoal, não é?

Samuel: Sem sombra de dúvida. Se fazemos algo que não amamos, tudo fica mais difícil. Temos menos força, menos capacidade para ultrapassar as dificuldades e os problemas que aparecem, porque eles aparecem (…), quando existe uma paixão por trás, naquilo que tu fazes, chegas ao final do dia e dizes: “Ok, hoje não correu como eu quero. Eu amanhã vou fazer melhor”. E isto (…) dá-te força, garra e vitalidade para conseguir superar as coisas.

Programa"AMA ConVida"

Foco 

Samuel Soares explicou como se enquadra a área de atuação da empresa e quais as 3 grandes áreas de foco de trabalho nas quais a equipa é especializada.

Samuel: A empresa que eu lidero, tenho o privilégio de ser o sócio fundador, chama-se Samsys – Consultoria e Soluções Informáticas. Está, neste momento, sediada em Ermesinde, concelho de Valongo, mas temos também escritórios em Lisboa.

Nós somos uma empresa que atua na área das Tecnologias de Informação.

O nosso foco, a nossa missão é ajudar as PME’s nacionais a crescer, (…) a serem mais lucrativas, colocando todo o nosso know-how, toda a experiência acumulada ao longo de 20 anos de existência (…) em benefício dos nossos clientes.

Áreas de Atuação

Fazemos um acompanhamento junto das empresas, fazemos auditorias, levantamentos de processos, percebemos qual é a realidade em que a empresa está, as suas dificuldades, quais são as suas dores, quais são os processos onde as empresas podem ganhar mais, onde podem fazê-lo mais rápido, de forma mais eficiente, podem retirar perdas, deixarem de ter prejuízos, diminuir o erro (humano) ao máximo, aquilo que retira muita rentabilidade às empresas…e fazêmo-lo usando tecnologias. Esta é uma das vertentes.

Engenharia de Sistemas

Nós especializámo-nos em 3 grandes áreas de foco de trabalho, nomeadamente a área de Engenharia de Sistemas, que, para nós, representa tudo o que é infraestrutura, (…) referindo-me a servidores, redes, switching, VPN’s, sistemas de continuidade de negócio – também chamados “sistemas de backup” -, sistemas de alimentação ininterrupta, sistemas de video-vigilância e todos os softwares para explorar a componente de hardware, exprimindo-me de uma forma “macro”.

Consultoria de Gestão

Depois, a segunda área em que nos especializamos é a área da Consultoria de Gestão. Nós aqui procuramos perceber todo o funcionamento e dinâmica do cliente. Como é que tudo funciona e como nasceu? (…) É aqui que se percebe o modelo de negócio do cliente. E depois perceber estes processos importa perceber como é que nós podemos melhorá-los, (…) digitalizá-los, (…) criando regras de negócio nos sistemas, para que o erro humano tenda para zero…porque com os sistemas informáticos, hoje, conseguimos esta flexibilidade. Permitem que ajudemos, de forma a que o erro humano diminua ao máximo.

Consulte as soluções PHC e Sage

Comunicação e Desenvolvimento

O terceiro grande eixo é a área da Comunicação e Desenvolvimento. Para já, nós ainda temos tudo num só departamento, mas podemos subdividir: a área de Desenvolvimento faz desenvolvimento à medida, seja desenvolvimento aplicacional, desenvolvimento web, web apps, mobile apps, toda a dinâmica e desenvolvimento à medida, seja um website, e-commerce, um portal, business to employee (B2E), business tobusiness (B2B) ou business to consumer (B2C) e a componente de Comunicação. Nesta componente temos desde produção de conteúdos, apoio e gestão de redes sociais, tarefas de Searching Engine Optimization (SEO), ferramentas de email marketing, de videomarketing

Serviços “Chave na Mão”

O facto de, cada vez mais, a Samsys garantir mais e mais serviços, fez com que se tornasse auto-suficiente e a tendência ir reduzindo o número de empresas externas às quais se recorre para garantir certos serviços.

AMA ConVida: No fundo, é “chave na mão” para o cliente, não é?

Samuel: Isso mesmo. Uma das preocupações que tivemos desde que a empresa nasceu foi conseguir aportar o máximo de valor para o nosso parceiro (…). Então nós fomos crescendo (…) à medida que os desafios nos eram lançados, nós fomos desenvolvendo competências e, neste momento, somos uma equipa formada por 46 pessoas. 

Os elementos desta equipa têm especializações nas suas áreas. Todos os elementos especializam-se. Nós temos o reconhecimento do mercado pela especialização e pelo bom desempenho que temos feito. Por exemplo, na área da Engenharia de Sistemas temos parceiros gold Microsoft, somos parceiros silver HP, somos parceiros bronze Mitel, somos parceiros gold Storage Craft, somos parceiros platinium Panda Security…mas temos mais parcerias, com a Dell, a Cisco, com outros fabricantes…

Credibilidade no Mercado

A Samsys aposta na formação constante e contínua da sua equipa, para desenvolvimento pessoal e profissional de cada elemento.

AMA ConVida: O que mostra, no fundo, a força da própria empresa e a credibilidade que tem no mercado…

Samuel: Sim, correto. O nosso foco é investirmos, cada ano que passa, mais valor na formação da nossa equipa e nas certificações obtidas. É precisamente para passar a mensagem ao mercado que nós não somos amadores. Nós não somos uma equipa que “sabe fazer umas coisas…”, que “sabe desenrascar umas coisas…” ou que “até tem jeito…”. Nós entregamos valor…e investimos imenso. (…) E para além de toda a formação de componente técnica, investimos noutras componentes da área das soft skills, da área comportamental, da área das atitudes. Também investimos aí.

Trabalho de Equipa

Samuel: (…) Isto não aconteceu por acaso. É uma equipa que se esforça muito, que trabalha muito. Mesmo com as suas imperfeições, mesmo com todas as condicionantes que, às vezes, a tecnologia, o mercado, a sobrecarga de trabalho provoca… Quando alguma coisa não corre bem, estamos cá para dar a cara, para resolver e para encontrar solução.

Postura de humildade e transparência

Samuel: Às vezes perdemos dinheiro, outras vezes o negócio deixa de ser bom e passa a ser um mau negócio, porque alguma coisa correu mal… Porque foram precisas mais horas, mais tecnologia, mais recursos…e aquilo que era para ser um bom negócio, que seria interessante e daria rentabilidade…deixou de ser. Mas, para nós, é mais importante cumprirmos a nossa missão, a nossa palavra, (…) do que se ganharmos mais 5, mais 10 ou mais 20… Essa é a nossa cultura.

 

A entrevista no “AMA ConVida” fechou com o apelo à adesão ao Dia do Cliente Samsys 2017, que decorreu  no dia 27 de junho.

Já se encontram em aberto as inscrições para o DDC 2018. Vai perder esta oportunidade de desenvolver as suas capacidades profissionais e pessoais, gratuitamente?!

Assista ao Programa”AMA ConVida” na íntegra:

 

por: Samsys Portugal