Siga-nos nas redes sociais

Efectue um pedido de assistência (PAT) Efectue pedido de acesso remoto (Apenas Clientes)

Quais as mudanças que trouxe o Novo SAFT_PT 1.04?

Em 2013 clarificámos em que consistia o SAF-T, mas de que novidade estamos agora a falar? Quais as diferenças do SAFT_PT 1.04 relativamente ao que já existia?

O SAFT_PT 1.04 entrou em vigor a 1 de julho de 2017, com uma nova estrutura aplicada aos programas de faturação e com novas obrigatoriedades anteriormente não contempladas. 

Passa a incluir alterações como a inclusão de novas taxonomias, no caso dos softwares de contabilidade e exportação de novos tipos de documentos na estrutura de WorkingDocuments. Inclui também novos Documentos de Conferência de Mercadorias ou Prestação de Serviços.

Atualmente, deve passar a exportar-se o o ficheiro SAFT-PT na versão mais recente, 1.04

O ficheiro SAF-T(PT) destina-se a facilitar a recolha em formato eletrónico dos dados fiscais relevantes por parte dos inspetores/auditores tributários, enquanto suporte das declarações fiscais dos contribuintes e/ou para a análise dos registos contabilísticos ou de outros com relevância fiscal.

 SAFT_PT 1.04

Novos documentos contemplados pelo novo SAFT_PT 1.04:

– Guias de Consignação
– Fichas de Serviço
– Notas de Encomenda
– Orçamentos
– Faturas Pro Forma

Anteriores documentos que já eram contemplados no SAFT_PT 1.03:

Faturas (incluindo as Simplificadas); Faturas/Recibo; Recibos; Notas de Crédito e de Débito; vários tipos de Guias (Remessa, Transporte, Movimentação Ativos e Consignação) e Notas de Devolução.

Implicações ao submeter comunicação de novos documentos:

Como estes documentos serão agora comunicados à Autoridade Tributária, passa a ter a impossibilidade de editar ou eliminar documentação, depois de a ter submetido, o que acontecia anteriormente nos documentos do SAFT, quando comunicados à AT (aguarda-se esclarecimento adicional da AT).

 

Para qualquer dúvida relacionada com esta nova funcionalidade, contacte-nos através do geral@samsys.pt ou do formulário abaixo. A Samsys tem as condições necessárias para fazer as atualizações requeridas tendo em conta as alterações legais em vigor.

* Por favor, preencha o campo « Assunto » de forma clara. Permite o contacto especializado da nossa Equipa.

por: Samsys Portugal