Siga-nos nas redes sociais

Efectue um pedido de assistência (PAT) Efectue pedido de acesso remoto (Apenas Clientes)

Planeta Samsys: Perdeu todos os seus dados? Podíamos ter ajudado

Na Samsys oferecemos respostas adequadas e customizadas… soluções que ajudam a crescer.
Um tipo de solução que se tem tornado evidente é a crescente necessidade em garantir a confidencialidade e a integridade da informação dos sistemas de informação.

Carlos Bernardino da Equipa de Sistemas tem uma história para nos contar:

Era uma vez uma pequena empresa. A “Tudo à Frente Lda.” Tinha 15 colaboradores e uma estrutura plana – todos reportam ao gerente, o Sr. Manuel.


Existe um sistema informático com a centralização de informação e acessos. Ao contrário de outras empresas, esta tem servidor e todos gravam lá os dados. A informação é vista como essencial à empresa. Para salvaguardar essa informação o Sr. Manuel investiu num sistema que protege contra danos provocados por falha de equipamento assim como danos acidentais por erros de utilização.
 

 

 

Como gerente, a configuração do seu computador é mais relaxada e tem acesso à informação toda da empresa. O antivírus está com uma configuração mais leve e a internet desbloqueada para todos os sites. No último dia de novembro recebe um email com um pedido de orçamento. O email, entre outras informações, pede desculpa por estar a contactar tão em cima da hora e que está a trabalhar na proposta para um concurso público que tem de submeter ontem!

Para facilitar e agilizar o processo, enviava o documento word onde ele estava a preparar a proposta para ver o que é pretendido.
Abre o ficheiro e não consegue, o programa dá erro. Responde ao email a dizer que não consegue abrir o ficheiro e continua o seu trabalho.

O seu computador não era nada de especial, mas sempre teve um desempenho aceitável. Naquele dia estava a ficar muito lento com erros constantes. Reiniciou o computador. Quando arrancou, reparou que não conseguia aceder aos seus dados.

 

 
Pouco tempo depois apareceu o temível ecrã a informar que tinha sido atacado, todos os seus dados tinham sido encriptados e a pedir o resgate. Tinha 3 dias para pagar, para os seus dados não serem eliminados.
 
Como este utilizador tinha acesso a tudo, de leitura e de escrita, o vírus teve acesso a encriptar tudo no seu computador assim como todas as pastas e dados no servidor. Não lhe restou outra opção a não ser pagar o resgate e receber a ferramenta de desencriptação e recuperar manualmente todos os ficheiros.

 

 

Moral da história

Mesmo querendo ter acesso a toda a informação, será que precisa mesmo de ter acesso de escrita a tudo? Com acessos de leitura o sucesso de um ataque destes é reduzido. No pior cenário é repor os backups.

Questões deste género aparecem-nos todos os dias. Mais importante que o material e a aplicação necessária, é a forma de implementar e o aconselhamento que anos de experiência podem proporcionar.

 

A nossa missão passa por encontrar a melhor solução tecnológica, que colmate integralmente as necessidades específicas dos nossos parceiros. Contacte-nos para apresentarmos as melhores soluções para o seu negócio. Nós sabemos o parafuso que tem de apertar.

Nome (obrigatório)

E-mail (obrigatório)

Telefone (obrigatório)

Assunto

A sua mensagem

por: Samsys Portugal