Siga-nos nas redes sociais

Efectue um pedido de assistência (PAT) Efectue pedido de acesso remoto (Apenas Clientes)

Em época de Halloween cuidado com o Bad Rabbit

“NotPetya return as Bad Rabbit”. Podia, este, ser o título de um novo filme de Tim Burton mas é um caso bem real. Bad Rabbit é o nome do novo ransomware que se está a disseminar na Rússia, Ucrânia, Turquia e Alemanha.

 

Trick-or-treat or-money?

No final de junho, um ataque global causado pelo malware NotPetya, proveniente da Rússia e Ucrânia, afetou milhares de computadores em mais de 60 países. Hoje, o medo de um novo ciberataque surge sob o nevoeiro das infra-estruturas críticas desses primeiros ataques. Veja o que falamos sobre o assunto no nosso Webinar – Segurança Online.

Porém, nem o nevoeiro mais cerrado fechou os olhos da Panda Adaptive Defense, a solução de segurança que fornecemos aos nossos clientes. Ao contrário de D.Sebastião, as nossas soluções surgem como escudo da neblina  e permitem detetar e bloquear o ataque do coelho mau antes de se tentar ativar.

Desta forma, conseguimos analisar a ameaça e dissecar o malware, e nem a um doce tem direito.

Bad Rabbit

 

O Bad Rabbit

O Bad Rabbit, partilha algumas semelhanças com WannaCry e Petya, embora, previsivelmente, não vá alcançar os mesmos níveis de propagação que esses ataques.

Até agora, foi distribuído através de páginas web comprometidas que solicitaram ao utilizador uma instalação falsa do Flash Player. Uma vez instalado, bloqueia o acesso aos dados do computador e exige um resgate. O que torna este malware mais perigoso do que um ransomware típico com uma distribuição similar é a sua enorme capacidade de se espalhar pela rede interna da empresa. O malware já afetou sistemas em 3 websites russos, um aeroporto na Ucrânia e uma linha de metro em Kiev, segundo a BBC.

 

Como se pode proteger e precaver:

  • Não descarregue nenhuma atualização Flash através de pop-ups do próprio site. Pode fazer a partir do site da Adobe;
  • Realize frequentemente backup dos seus arquivos;
  • Se usar a linha CC, Adobe Cloud, fique offline e não ative o Cloud;
  • Contacte-nos e conheça os serviços de proteção que a Samsys lhe pode assegurar.

 

por: Samsys Portugal